15 de set. de 2011

Freddie Mercury

Não poderia deixar passar, mesmo que um pouco atrasada, o aniversário do cantor Freddie Mercury. Se estivesse entre nós, no dia 5 de setembro completaria 65 anos. Nascido Farrokh Bulsara, na ilha de Zanzibar seus pais eram indianos e seguiam a religião zoroastriana.

Freddie foi educado em uma escola inglesa em Bombain, Índia e descobriu bem cedo seu talento para música, ainda na escola começou a ser chamado de Freddie e com o tempo seus pais também o chamariam assim. Aos 18 anos Freddie e a familia mudaram-se para Inglaterra e lá ele se formou em Design Gráfico e Artístico. Na escola de arte era conhecido como um aluno exemplar e muito quieto, bastante tímido e introspectivo. Ainda na faculdade ele conheceu o baixista Tim Staffell que tinha uma banda chamada Smile e que o levou para participar dos ensaios. Mais tarde, em abril de 1970 Tim deixa a banda e Freddie assume como vocalista, então a banda passa a se chamar Queen!


Freddie decide colocar Mercury no nome e conhece Mary Austin, sua namorada por 5 anos. Foi com ela que Freddie assumiu sua bissexualidade e os dois mesmo separados mantiveram um forte laço de amizade que durou até o final da sua vida. Foi Mary que inspirou a música " Love of My Life", segundo uma declaração do cantor, onde afirmou que ela era acima de tudo o verdadeiro amor da vida dele.



O visual de Mercury sofre uma mudança no final dos anos 70. O cabelo comprido, delineador preto nos olhos, unhas pintadas e o sapato tacão da era Glam dão lugar a uma postura "macho man", com cabedal preto, chapéu de polícia e o seu famoso bigode. Essa seria sua imagem mais lembrada até hoje.


Anos 70


Anos 80

Freddie Mercury é o autor de muitos dos grandes sucessos do Quenn como " Love of My Life", "Somebody to Love", Bohemian Rhapsody" e " We Are the Champions", hinos de uma geração. Suas perfomances nos shows eram lendárias, sua facilidade em dominar a multidão e sua maneira de envolver o público no show tornaram as turnês em um enorme sucesso enchendo estádios de todo o mundo. O Queen lançou 18 discos e vendeu mais de 300 milhões de cópias pelo mundo, foi uma das bandas mais populares da Inglaterra nos anos 70 e 80, e mesmo que não tenha sido levada muito a sério pelos críticos da sua época, que consideravam suas músicas muito comerciais, hoje o Queen é uma das melhores bandas de rock de todos os tempos.
Freddie ainda lançou três discos-solo, aclamados pela crítica e pelo público. No ano de 1991 surgiram boatos de Mercury estava com AIDS. Logo esse boatos se confirmaram, no dia 23 de novembro o cantor deu uma declaração confirmando que tinha sim a doença, doze horas depois ele faleceu de broncopneumonia, em sua casa chamada de Garden Lodge, aos 45 anos. Seu funeral foi privado e realizado de acordo com os princípios religiosos zoroástricos da sua família. Freddie foi cremado e sua casa, passada por testamento à sua ex- namorada Mary continua a receber flores e visitas até hoje.




Partiu cedo mas completou sua missão de nos encantar com sua voz e suas canções!



Nenhum comentário:

Postar um comentário